O Flamengo se tornou a única equipe brasileira com jogadores marcando gols nas últimas três edições da Copa do Mundo. O feito foi confirmado com o gol de Gonzalo Plata pelo Equador, segundo informações divulgadas em vídeo do canal Vene Casagrande (YouTube).
A sequência começou em 2018 com Paolo Guerreiro pela seleção peruana, continuou em 2022 com Arrascaeta marcando duas vezes contra Gana pelo Uruguai, e agora foi completada por Plata defendendo o Equador.
Sequência histórica nas últimas três Copas
Ao comentar sobre a relevância estatística do feito, Vene Casagrande afirmou ao seu canal no YouTube: «São três Copas do Mundo seguidas com jogador do Flamengo fazendo gol em Copa do Mundo. Vocês têm noção disso? É o nível do Flamengo.»
A sequência teve início na Copa da Rússia em 2018, quando Paolo Guerrero marcou pelo Peru. O gol do atacante peruano encerrou um jejum de 32 anos sem gols de jogadores do Flamengo em Copas do Mundo.
Em 2022, no Qatar, Arrascaeta balançou as redes duas vezes contra Gana pela seleção uruguaia. Agora em 2026, Gonzalo Plata completou a tríade histórica ao marcar pelo Equador.
Feito inédito entre clubes brasileiros
Nenhum outro clube brasileiro conseguiu ter jogadores marcando gols em três edições consecutivas da Copa do Mundo. O Flamengo se destaca como a única equipe nacional a alcançar essa marca, consolidando sua presença em competições internacionais através de atletas que defendem diferentes seleções.
Os três jogadores — Guerreiro, Arrascaeta e Plata — passaram pelo clube carioca em momentos distintos de suas carreiras, mas todos contribuíram para essa estatística única no futebol brasileiro.
Comentários